As matinês realizadas pela Prefeitura de Curitiba ontem e anteontem atraíram cerca de 5 mil foliões ao Ginásio de Esportes do Bairro Novo, em sua maioria crianças. Em sua 11ª edição, o evento inclui dois bailes infantis e dois adultos. Para os participantes, a festa é uma opção segura para quem quer curtir o Carnaval em família na capital.

continua após a publicidade

A prova disso estava no grande número de policiais militares, bombeiros e guardas municipais presentes nos dois dias de folia. Segundo o tenente Toaldo, cerca de 50 policiais militares foram deslocados só para a matinê de ontem. “A fiscalização é intensa, principalmente no baile adulto. O maior problema é com pessoas alcoolizadas, mas geralmente não acontece nada de grave. De qualquer maneira, estamos com efetivo suficiente para dar pronto atendimento”, diz.

“Mesmo o baile adulto é bem família e o número de frequentadores é mais ou menos parecido com o da matinê, mas a rotatividade é maior”, conta Jaciel Teixeira, presidente da Comissão Executiva do Carnaval 2012. A banda Le Figarro anima a festa desde a primeira edição. No repertório estão desde as tradicionais marchinhas de Carnaval até os hits do momento. “O ponto alto é, sem dúvida, quando eles tocam funk”, comenta Teixeira.

Concurso

continua após a publicidade

O momento mais esperado do baile infantil é o concurso de fantasias, que acontece sempre na terça. “São quase 100 crianças de zero a seis anos inscritas. Elas desfilam no palco e a gente premia os três primeiros lugares do feminino e os três primeiros lugares do masculino”, explica. Os quatro netos de dona Lucia da Silva estavam ansiosos para participar do concurso. “A gente decidiu vir agora há pouco e ninguém tinha fantasia. Tivemos que improvisar”, relatou a aposentada.

Mesmo na última hora é possível conseguir fantasia. Além dos vendedores ambulantes que trabalhavam nas proximidades, a prefeitura contratou mais de dez maquiadores para deixar a garotada bem produzida. “Caveira, borboleta e Homem-Aranha são os preferidos da galerinha”, revela a maquiadora Fernanda Alapont.

continua após a publicidade