As matinês realizadas pela Prefeitura de Curitiba ontem e anteontem atraíram cerca de 5 mil foliões ao Ginásio de Esportes do Bairro Novo, em sua maioria crianças. Em sua 11ª edição, o evento inclui dois bailes infantis e dois adultos. Para os participantes, a festa é uma opção segura para quem quer curtir o Carnaval em família na capital.
A prova disso estava no grande número de policiais militares, bombeiros e guardas municipais presentes nos dois dias de folia. Segundo o tenente Toaldo, cerca de 50 policiais militares foram deslocados só para a matinê de ontem. “A fiscalização é intensa, principalmente no baile adulto. O maior problema é com pessoas alcoolizadas, mas geralmente não acontece nada de grave. De qualquer maneira, estamos com efetivo suficiente para dar pronto atendimento”, diz.
“Mesmo o baile adulto é bem família e o número de frequentadores é mais ou menos parecido com o da matinê, mas a rotatividade é maior”, conta Jaciel Teixeira, presidente da Comissão Executiva do Carnaval 2012. A banda Le Figarro anima a festa desde a primeira edição. No repertório estão desde as tradicionais marchinhas de Carnaval até os hits do momento. “O ponto alto é, sem dúvida, quando eles tocam funk”, comenta Teixeira.
Concurso
O momento mais esperado do baile infantil é o concurso de fantasias, que acontece sempre na terça. “São quase 100 crianças de zero a seis anos inscritas. Elas desfilam no palco e a gente premia os três primeiros lugares do feminino e os três primeiros lugares do masculino”, explica. Os quatro netos de dona Lucia da Silva estavam ansiosos para participar do concurso. “A gente decidiu vir agora há pouco e ninguém tinha fantasia. Tivemos que improvisar”, relatou a aposentada.
Mesmo na última hora é possível conseguir fantasia. Além dos vendedores ambulantes que trabalhavam nas proximidades, a prefeitura contratou mais de dez maquiadores para deixar a garotada bem produzida. “Caveira, borboleta e Homem-Aranha são os preferidos da galerinha”, revela a maquiadora Fernanda Alapont.