Quem passa em frente ao Santuário São Leopoldo, na Cidade Industrial de Curitiba, logo repara no aviso: “Seja prudente no trânsito: não termine aqui”. Incomum para um templo, a mensagem está na faixa fixada na capela mortuária da igreja, na mensagem direta e contundente para todos os motoristas e motoqueiros que circulam pela Rua Santa Eulália de Barcelona.

continua após a publicidade

A iniciativa de mandar o recado para a comunidade é de frei Alvadi Pedro Marmentini. Ele diz que foi motivado pela grande quantidade de vítimas de acidentes de trânsito veladas na capela. “Há 15 dias, houve acidente feio, com a morte de uma menina de 18 anos. Fiquei impressionado com tanto choro e desespero e busquei uma maneira de conscientizar as pessoas”, explica.
Benção

A atitude do frade capuchinho chamou mesmo a atenção. O leitor Célio Borba enviou ao Paraná Online um e-mail alertando para o “aviso sinistro”, com foto da faixa. “Ele alerta para que os motoristas compareçam para benzer seus veículos. Caso contrário, podem terminar na capela de velório!”, escreveu Borba.

Frei Alvadi confirma que a mensagem está relacionada à bênção dos veículos, que acontece hoje no santuário, das 7h às 20h. “Imaginei uma coisa bem forte, mas também com bom humor, para chamar a atenção. Mas, também, para motivar o lado espiritual, para que os motoristas venham para bênção, recebam a mensagem e possam celebrar a vida com calma e prudência”, afirma.

continua após a publicidade

Mas o frade diz que não pretende fazer nenhum tipo de “ameaça” a quem não benzer seu automóvel. “Só o que pode impedir um acidente é viver de acordo com as regras de trânsito, fazendo do automóvel ou da moto uma ferramenta de prosperidade e não de morte”, conclui.