Os congestionamentos em horários de pico na Rua Mário Tourinho, região norte de Curitiba, e em mais sete vias da cidade devem acabar a partir do próximo ano. O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) decidiu substituir o sentido duplo dessas ruas pelo sistema binário, formado com ruas laterais. A Mário Tourinho, por exemplo, vai operar no sentido Parque Barigüi e a Heitor Guimarães vai pegar o fluxo inverso. O bairro Pilarzinho também vai ganhar um terminal de ônibus.

A Prefeitura realizou na noite de segunda-feira uma reunião pública para comunicar à população as mudanças. Segundo o diretor do Ippuc, Luiz Hayakawa, as medidas são necessárias não só para desafogar o trânsito, mas porque as pessoas têm dificuldade para fazer conversões e os semáforos precisam adotar três tempos para beneficiar todas as direções. Além disso, de um modo geral, as ruas contempladas seguem o trajeto da linha Interbairros II, dando a volta à cidade. “Aumentou significativamente o fluxo de passageiros na linha e os ônibus articulados que começaram a operar estão tendo dificuldades de manobra”, explica Hayakawa.

Segundo o diretor do Ippuc, a rua que mais apresenta problemas é a Mário Tourinho. Por ela, chegam a trafegar 4 mil veículos por hora em horários de pico nos dois sentidos. São estudantes das faculdades da região e pessoas indo embora ou chegando em Curitiba pela BR-277. Outra via que vai apresentar alterações é a Chile, que passa a operar da Avenida das Torres em direção à Rua João Negrão. Uma trincheira será construída na Avenida das Torres para facilitar o acesso. Já a Rua Guabirotuba vai ganhar o fluxo de retorno.

Outras ruas que vão formar binários são a Teffé com Roberto Barroso, Jacarezinho com Rosa Saporski, Holanda com Estados Unidos, Camões com Padre Germano Mayer, Governador Agamenon Magalhães com Roberto Cichon, Avenida Brasiliana com Maria Trevisan Tortato e José Gomes de Abreu, e a Rua Francisco Heráclito dos Santos será duplicada.

Terminal

A população do bairro Pilarzinho vai ganhar um terminal de pequeno porte, que será localizado na Rua Hugo Simas, entre Amauri Lange Silvério e Maestro Hermann. Nele, vão estar concentradas as quinze linhas que já atendem o bairro. Segundo Hayakawa, a população reclamava que não havia integração com outros ônibus.

As obras devem começar em novembro, depois que o processo de licitação estiver terminado. Elas fazem parte do Programa de Transporte Urbano de Curitiba, que inclui outras melhorias. No total serão gastos cerca de US$ 133 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

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