Em apenas quatro meses, a prefeitura curitibana reduziu em 90% o número de pedidos pendentes na iluminação pública. Dos 4.000 pedidos para manutenção de pontos apagados nas vias públicas acumulados em fevereiro, restam atualmente 400. Diariamente a Secretaria Municipal de Obras Públicas atende cerca de 160 pedidos para troca de lâmpadas ou qualquer outro equipamento que cause falha na iluminação pública.
“Isso mostra uma evolução considerável, já que 400 pedidos representam praticamente o giro de solicitações que chegam pelo 156. É um número que não pode ser zerado, pois diariamente são feitos novos pedidos. No entanto, uma redução de 90% no acumulado já pode ser considerado uma vitória. Isso, para o cidadão, significa que ele está sendo atendido em um tempo cada vez menor”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Leopoldo Campos.
Sob controle
Desde abril deste ano, o Departamento de Iluminação Pública intensificou a manutenção com o aumento de 30% nos investimentos no setor e o trabalho constante de 40 homens nas ruas cumprindo os pedidos. “Queremos baixar ainda mais este número de pendências, mas já consideramos esta situação ideal para manter o controle dos pedidos”, informa o diretor do departamento, Eduardo Aichinger.
Segundo o diretor, outro fator que ajudou na redução das pendências foi a queda na quantidade de lâmpadas perdidas pelos atos de vandalismo. Em relação ao começo do ano, o número de lâmpadas quebradas nas vias públicas caiu pela metade. Em janeiro, a Secretaria Municipal de Obras Públicas registrou 900 lâmpadas depredadas pelos vândalos nesta época, o índice de vandalismo chegava a 34%, o que significava que uma lâmpada em cada grupo de três era depredada. Em maio, este número caiu para 500 uma redução de 55%.
Endereço certo – Aichinger aproveita para orientar os cidadãos que podem ajudar a agilizar ainda mais o serviço de manutenção da iluminação pública. Muitos pedidos chegam pelo 156 com informações insuficientes, o que acaba dificultando, atrasando e, muitas vezes, até impossibilitando o atendimento. “É necessário que o cidadão que faz o pedido pelo 156 saiba exatamente o nome da rua, dizer em frente de qual número está a lâmpada apagada e fornecer referenciais, como ruas transversais próximas ao ponto”, explica o diretor.
Isso porque a equipe de manutenção trabalha durante o dia, quando todas as lâmpadas estão apagadas. Para que os funcionários saibam exatamente qual a lâmpada que apresenta falha é necessária a localização exata.