Conscientização. Essa é a arma da prefeitura de Curitiba para diminuir os acidentes no trânsito da cidade. Nos próximos dias uma nova campanha publicitária será veiculada através de cartazes, da televisão e do rádio. O objetivo do programa não é alertar os usuários de um sistema de trânsito formado por 700 mil automóveis para eventuais infrações, mas sim conscientizar a população, de uma maneira bem humorada, que é preciso ter calma no trânsito. Os quatro filmes, de 30 segundos, abordam problemas como bloqueio de cruzamentos, respeito ao pedestre, batiza a saída de ônibus nos pontos.
“Os filmes mostram dois momentos: o certo e o errado, o que pode acontecer e o que deve acontecer. Nos quatro comerciais da campanha, a primeira metade mostra o caos que o trânsito pode virar se as pessoas continuarem fazer as coisas erradas. Na outra metade, o trânsito como deve ser. São filmes em animação, leves e bem humoradas, mas que passam perfeitamente a mensagem: Trânsito. Você pode melhorar”, explica o diretor de criação da agência responsável pelo comercial Sérgio Menezes.
Crianças
Para a chefe do Núcleo de Educação e Cidadania do Diretran, Maura Moro Barbosa, as campanhas da prefeitura, somadas ao trabalho de prevenção feito pelo Diretran junto às crianças, têm apresentado bons resultados. “Atuamos junto a um multiplicador de informação. Os pequenos comentam com os pais, tios e avós o que aprendem na escola em nossas palestras e seminários”, explica. Nesse anos quase 30 mil crianças já participaram de eventos promovidos pelo núcleo.