Capacitar a comunidade da Vila das Torres, em Curitiba, para a construção e instalação de aquecedores solares feitos com material reciclável foi um dos temas debatidos ontem em audiência pública realizada na sede do Ministério Público do Paraná (MP-PR). A proposta é habilitar os moradores a construir os equipamentos, proporcionando auto-suficiência em água quente e economia no consumo de energia elétrica.

continua após a publicidade

Criado por José Alcino Alano, de Santa Catarina, cada aquecedor exige 300 garrafas PET e 300 embalagens Tetra Pak. ?A idéia é que profissionais da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos ministrem oficinas para ensinar a construção dos aquecedores. Também pecisamos decidir como seriam arrecadados esses materiais, hoje revendidos pelos catadores?, explicou o presidente da Associação da Vila de Ofícios I e II, Claudio Santos. O primeiro aquecedor deve ser instalado na sede do Centro de Integração Comunitária (Caico).

Segundo a assistente social Izabel Maria Gouveia Benvenutti, a comunidade tem cobrado uma participação mais efetiva nos projetos por parte da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que ficam no entorno da Vila. O grupo de trabalho Observatório da Habitação, formado em 2007, promove reuniões periódicas para discutir problemas e soluções para a Vila das Torres com representantes do poder público e associações de moradores.

continua após a publicidade