Os estudantes já podem consultar no site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) as vagas que serão ofertadas pelas instituições públicas de ensino superior da primeira edição de 2015 do programa. As inscrições poderão ser feitas na próxima semana, de 19 a 22, no mesmo endereço.
Neste semestre, serão oferecidas 205.514 vagas no ensino superior público, o que representa aumento de 20% em relação ao primeiro semestre do ano passado. As vagas serão disponibilizadas em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. No ano passado, eram 115 instituições participantes. Do total de 63 universidades federais, 59 participam do Sisu, além de todos os 38 institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia e os dois centros federais de Educação Tecnológica (Cefet).
Para se inscrever, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 e não ter tirado 0 na prova de redação. O resultado do Enem será divulgado nesta terça-feira (13) no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Mais de 6,2 milhões de estudantes fizeram o exame no ano passado.
UTFPR
Já está disponível o edital para o preenchimento de 4.281 vagas nos cursos de graduação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) por meio do Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). Nesta edição do Sistema de Seleção, são ofertados 105 cursos – nas modalidades bacharelado, licenciatura e tecnologia – distribuídos nos 13 câmpus da Instituição.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. As inscrições ficam abertas no período de 19 a 22 de janeiro na página do Sisu – sisu.mec.gov.br. Cada estudante pode fazer até duas opções de curso. Os resultados da primeira chamada serão divulgados pelo próprio MEC no próximo dia 26. As matrículas estão programadas para os dias 31 de janeiro, 02 e 03 de fevereiro diretamente no câmpus onde o curso é ofertado.
As vagas eventualmente não ocupadas serão preenchidas mediante utilização da Lista de Espera do Sistema de Seleção em chamadas realizadas pela UTFPR. O cronograma completo das chamadas está disponível no Anexo III do Edital.
O Sisu é a única forma de acesso aos cursos de graduação da UTFPR. Entre as vagas ofertadas, 50% são reservadas para cotistas oriundos de escolas públicas. Entre essas vagas de cotistas, metade será destinada aos candidatos oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salários-mínimos per capita e os outros 50% serão para candidatos oriundos de famílias independente de renda, ambos divididos entre os autodeclarados PPI (Pretos, Pardos e Indígenas) e os que não se enquadram no grupo PPI.
Com informações da UTFPR.