No próximo sábado (12), mais uma ação de combate à dengue será realizada em Ponta Grossa. Numa iniciativa do Lions Clube Ponta Grossa Centro, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), acontece a Campanha "Todos contra a dengue". A ação terá como palco o Terminal Central de Transporte Coletivo, com uma programação das 7 às 18 horas. "A dengue mata e não tem tratamento nem vacina, por isso a maior arma contra a doença é a atitude de cada um. A conscientização da comunidade é fundamental", ressalta o secretário municipal de Saúde, Alberto Olavo de Carvalho.
Ponta Grossa registrou dois casos ? importados ? de dengue. Ainda, de outros 14 casos investigados, 13 deram resultado negativo e um aguarda retorno. Para Carvalho, a situação do município, em comparação a outras cidades do Estado, pode ser considerada muito boa. "Atribuímos esse resultado ao trabalho de prevenção e orientação que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura. E parcerias como essa do Lions são muito relevantes, pois a luta contra a dengue precisa da participação de todos", reforça o secretário.
De acordo com o presidente do Lions, Herivelto Benjamin, a iniciativa da campanha surgiu em função do quadro atual da dengue no país. "Buscamos com essa ação conscientizar a comunidade", afirma. O terminal central foi escolhido justamente por reunir um grande número de pessoas.
Durante todo o sábado haverá distribuição de cartilhas educativas e marcadores de livros informativos. Será instalado no local um data-show para divulgação de DVDs educativos. Também serão realizadas apresentações de teatro de fantoches e de marionetes, para chamar a atenção das crianças para as formas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti.