Substituir o consumismo desenfreado por momentos de reflexão e solidariedade, resgatando o verdadeiro motivo do Natal. É este o objetivo da campanha Natal sem Jesus, não é Natal, lançada ontem, na Cúria Metropolitana de Curitiba. A cerimônia de lançamento foi liderada pelo arcebispo de Curitiba e Região Metropolitana (RMC), dom Moacyr Vitti, e pelos bispos auxiliares dom Dirceu Vegini e dom Ladislau Bienarski.
Segundo dom Moacyr, o sentido do Natal vem se perdendo. ?Nós lançamos essa campanha contra o consumismo e a preocupação excessiva com presentes, Papai Noel e ceia. Queremos resgatar o valor do Santo Natal, que é o aniversário de Jesus, e aproveitá-lo para o exercício da solidariedade aos mais necessitados?, disse.
A campanha consistirá na distribuição de 100 mil panfletos com mensagens do verdadeiro sentido do Natal e mais 10 mil baners, que serão espalhados por toda a cidade. ?Estamos firmando parceria com shoppings, já falamos com a Associação Comercial do Paraná e com algumas prefeituras da RMC. O material também vai para as quase 400 igrejas de Curitiba e região?, explica o padre Reginaldo Manzotti.
Nas igrejas, serão montados presépios e na frente deles serão colocadas caixas para a coleta de mantimentos, roupas e brinquedos, direcionados aos mais necessitados. ?O que for arrecadado será distribuído para as comunidades carentes de cada paróquia, possivelmente em uma grande festa próxima do dia 25, marcando o Natal Solidário?, explica Manzotti.
Novena
O sentido familiar do Natal também está na mira da campanha que vai incentivar as famílias católicas a rezarem a novena, no período que antecede o Natal. ?Não queremos que as pessoas abram mão dos presentes. Só queremos que haja um resgate do verdadeiro sentido do Natal, que é a realização do sonho de Deus de mandar seu filho para nos salvar?, conclui dom Ladislau.
