Nos últimos anos, segundo o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Litoral Paranaense (Sindilitoral), o número de turistas que visitam as praias do Paraná tem diminuído gradativamente devido à falta de investimentos em infra-estrutura dos balneários. Na última temporada de verão, comerciantes instalados no litoral foram prejudicados devido a enchentes e falta d?água. Outros problemas verificados foram a poluição das águas, falta de calçamento de vias públicas e demora para recolhimento de lixo.
Para conscientizar turistas, veranistas, políticos, empresários e moradores do litoral quanto à preservação dos balneários, o Sindilitoral lançou, esta semana, a campanha Valorize, Conheça e Preserve o Litoral Paranaense. O slogan deve ser estampado em banners, papéis de mesa de restaurantes e folders informativos a serem distribuídos à comunidade.
Segundo o integrante da diretoria do sindicato, José Lucas de Souza, a campanha também tem a intenção de convencer as pessoas a denunciarem possíveis problemas e irregularidades cometidas no litoral, além de cobrarem do governo e dos comerciantes a realização de melhorias. “Estamos animados com o novo governo, pois já sabemos que o governador Roberto Requião está disposto a trabalhar pela melhoria do litoral, porém queremos que toda a sociedade se envolva. As praias do Paraná não pertencem apenas aos moradores do litoral, mas a todos os paranaenses”, diz.
Outro objetivo é atrair mais visitantes durante todo o ano. José diz que as praias possuem atrações em todas as estações do ano e voltadas a todas as idades. “Pretendemos fazer parcerias com federações para que elas desenvolvam mais atividades esportivas e culturais no litoral”, adiantou.