O uso inadequado de medicamentos é a segunda maior causa de intoxicações no Brasil. No Paraná, nos últimos três anos, 53 pessoas morreram e mais de duas mil tiveram sérios problemas por terem utilizado remédios inadequadamente. A Secretaria de Estado da Saúde e o Conselho Regional de Farmácia do Paraná (CRF-PR) consideram esse número expressivo, e acreditam que os casos têm acontecido devido à falta de informação de boa parte da população.
Para amenizar esse quadro, o CRF-PR vêm realizando desde o início do ano campanhas de orientação à população quanto ao uso de medicamentos, e alertando para os perigos da automedicação. A primeira ação foi realizada nas mais movimentadas praças de pedágio do Estado, com a distribuição de 100 mil folders com orientações.
O presidente do CRF-PR, Éverson Augusto Krum, ressaltou alguns casos de intoxicação que podem ocorrer em casa. Dados do CRF-PR confirmam que 25% dos casos acontecem com crianças de 0 a 4 anos. “No caso das crianças, a semelhança de comprimidos com doces, e de xaropes com sucos é extremamente perigosa.
O perigo da automedicação também foi destacada pelo presidente do CRF-PR. “Boa parte da população tem o costume de se automedicar. Isso é um problema muito sério, eles podem estar agindo de maneira errada para curar uma dor de cabeça, um resfriado ou uma gripe”, explica Éverson.