Uma campanha de incentivo à destinação do imposto de renda devido de pessoa física para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMCA) foi lançada nesta sexta-feira (21), na sede da Prefeitura de Curitiba, com a presença de representantes de entidades e órgãos da atividade contábil do município.

continua após a publicidade

A campanha é promovida pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Fundação de Ação Social (FAS), e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (Comtiba).

De acordo com o prefeito Gustavo Fruet, a intenção de promover o encontro junto aos profissionais contábeis foi explicar a importância do FMCA para o benefício de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.

“É muito importante o fortalecimento dessa parceria para que os contadores possam sensibilizar os seus clientes sobre a possibilidade de destinar parte do seu imposto para o Fundo, que é imprescindível para investimentos fundamentais na área da infância e da juventude”, explicou.

continua após a publicidade

A presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet, ressaltou que os recursos destinados ao FMCA são gerenciados pelo Comtiba, que indica quais as entidades receberão o montante.

“Atualmente são mais de 100 instituições sociais que acessam ao Fundo hoje. A nossa expectativa é que com o aumento dos recursos destinados a ele, mais crianças e adolescentes sejam beneficiados. Afinal, não adianta pensar apenas no futuro e tirar delas o protagonismo do presente. Precisamos trabalhar pelas nossas crianças e jovens agora, todos os dias”, afirmou.

continua após a publicidade

De acordo com regulamentação da Receita Federal, todo contribuinte que optar pelo preenchimento do “modelo completo” da Declaração Anual de Ajuste do IR poderá destinar até 3% do seu imposto devido ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Para a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Lucélia Lechetta, isso garante um rápido atendimento aos projetos.

“É um dinheiro que não vai para a Receita Federal e fica no próprio Município, já para as entidades e projetos que beneficiam crianças e adolescentes. Então é muito importante que o profissional quando esteja preparando a declaração do seu cliente consiga sensibilizá-lo para que ele deixe essa fatia do seu IR aqui no próprio município, para este público”, disse Lucélia.

Neste ano, os contribuintes terão até o dia 30 de abril para entregar a Declaração do Imposto de Renda. Nos últimos cinco anos, mais de 300 mil crianças e adolescentes foram atendidas pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Outras informações no site da FAS: www.fas.curitiba.pr.gov.br.

O evento de lançamento da campanha contou com a presença do vereador Helio Werbiski.