Uma campanha de incentivo à destinação do imposto de renda devido de pessoa física para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMCA) foi lançada nesta sexta-feira (21), na sede da Prefeitura de Curitiba, com a presença de representantes de entidades e órgãos da atividade contábil do município.
A campanha é promovida pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Fundação de Ação Social (FAS), e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (Comtiba).
De acordo com o prefeito Gustavo Fruet, a intenção de promover o encontro junto aos profissionais contábeis foi explicar a importância do FMCA para o benefício de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.
“É muito importante o fortalecimento dessa parceria para que os contadores possam sensibilizar os seus clientes sobre a possibilidade de destinar parte do seu imposto para o Fundo, que é imprescindível para investimentos fundamentais na área da infância e da juventude”, explicou.
A presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet, ressaltou que os recursos destinados ao FMCA são gerenciados pelo Comtiba, que indica quais as entidades receberão o montante.
“Atualmente são mais de 100 instituições sociais que acessam ao Fundo hoje. A nossa expectativa é que com o aumento dos recursos destinados a ele, mais crianças e adolescentes sejam beneficiados. Afinal, não adianta pensar apenas no futuro e tirar delas o protagonismo do presente. Precisamos trabalhar pelas nossas crianças e jovens agora, todos os dias”, afirmou.
De acordo com regulamentação da Receita Federal, todo contribuinte que optar pelo preenchimento do “modelo completo” da Declaração Anual de Ajuste do IR poderá destinar até 3% do seu imposto devido ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Para a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Lucélia Lechetta, isso garante um rápido atendimento aos projetos.
“É um dinheiro que não vai para a Receita Federal e fica no próprio Município, já para as entidades e projetos que beneficiam crianças e adolescentes. Então é muito importante que o profissional quando esteja preparando a declaração do seu cliente consiga sensibilizá-lo para que ele deixe essa fatia do seu IR aqui no próprio município, para este público”, disse Lucélia.
Neste ano, os contribuintes terão até o dia 30 de abril para entregar a Declaração do Imposto de Renda. Nos últimos cinco anos, mais de 300 mil crianças e adolescentes foram atendidas pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Outras informações no site da FAS: www.fas.curitiba.pr.gov.br.
O evento de lançamento da campanha contou com a presença do vereador Helio Werbiski.