Começa hoje a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a Gripe. No Paraná, 2.580 postos de vacinação irão distribuir, gratuitamente, a vacina para a população acima dos 60 anos.
A meta imposta pelo Ministério da Saúde (MS) é de que pelo menos 80% dos idosos sejam imunizados até o dia 8 de maio. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), o Paraná sempre manteve a cobertura acima dos 75%. Em 2008, 89% dos idosos paranaenses foram imunizados contra a gripe. Ao todo, cerca de 1,2 milhão de doses estarão disponíveis.
A Sesa orienta para que os idosos participem da campanha, pois, por causa da fragilidade do organismo, uma gripe pode evoluir para quadros clínicos mais graves, como a pneumonia.
Além disso, o vírus influenza, causador da gripe, passa por frequentes mutações, ficando mais forte a cada ano. A Sesa divulga ainda que, ao contrário do que muita gente pensa, não existe o risco de contrair a doença ao se vacinar, porque na composição da vacina existe apenas fragmentos do vírus morto. A vacina imuniza contra a gripe, mas não protege contra resfriados.
Em Curitiba, a expectativa é de ultrapassar a marca obtida no ano passado, quando 93,8%, o que equivalente a 146 mil idosos, foram vacinados. Para manter a média alta, a prefeitura espalhou para hoje e amanhã diversos pontos de vacinação, além das unidades de saúde, como supermercados, igrejas, postos montados na Boca Maldita, Praça Rui Barbosa, Mercado Municipal, entre outros locais.
Para conferir os lugares acesse o site da prefeitura no www.curitiba.pr.gov.br.