Campanha de vacinação estendida em todo o Paraná

Os pais têm até a próxima sexta-feira para vacinar os filhos menores de cinco anos contra poliomielite. A campanha foi estendida em todo o Paraná para garantir que o Estado cumpra a meta estipulada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier, os dados preliminares mostram que foram vacinadas 87% das crianças com idade até cinco anos, sendo que a meta é de 95%.

Para Xavier, o resultado alcançado no sábado foi positivo, uma vez que os dados ainda não foram fechados. Além disso, explica que 95% das crianças com menos de um ano de idade foram imunizadas. ?Elas estão na faixa etária mais suscetível à doença?, comenta.

Xavier explica que o prazo foi prorrogado para garantir que a meta seja cumprida. ?O mês é de festas juninas. Tem muita gente que aproveitou o fim de semana para viajar e acabou não vacinando os filhos. Agora eles têm mais uma chance?, explica. Para colocar a carteira de vacinação em dia, os pais devem procurar os postos de saúde -não haverá mais postos especiais, como terminais de ônibus.

O secretário reitera a importância da imunização e lembra que desde 1986 o Estado não apresenta qualquer caso de paralisia infantil. Para garantir que a situação permaneça assim, todas as crianças devem receber as gotinhas. A doença ainda existe na África e a visita desse povo é muito comum. Além disso, chegam ao Porto de Paranaguá navios de várias partes do mundo, sendo uma importante porta de entrada para o vírus. ?Não podemos relaxar. Qualquer descuido e a doença pode voltar?, fala.

Ele explica que 95% de imunização é considerado um ótimo índice. As crianças que já foram vacinadas espalham pelo meio ambiente os vírus da vacina e acabam infectando quem ainda não tomou nenhuma dose, sendo imunizado também. No total, 9.600 pessoas trabalharam na campanha no sábado no Estado e foram colocados à disposição da população 8.700 postos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo