Centenas de curitibanos não se incomodaram em enfrentar o frio ontem logo pela manhã para se submeter aos exames de colesterol e glicose, realizados gratuitamente no Parque São Lourenço. A iniciativa da campanha é da Clínica Cardiológyca Constantini, em parceria com os laboratórios Curitiba Santa Casa e Delboni Auriemo, a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Os exames prosseguem hoje, das 10h às 15h. Também no Shopping Curitiba, é possível fazer exames gratuitos – restrito a pessoas acima de 30 anos -, das 11h às 18h, na praça de eventos. O resultado sai em três minutos e as pessoas ainda podem fazer o exame de glicose, verificar a pressão arterial e receber orientação nutricional. Todo o processo demora cerca de 20 minutos. Podem fazer os exames todas as pessoas acima de 18 anos, e não é necessário estar em jejum.
A aposentada Júlia Busato, 62 anos, era uma das que acordaram cedo para fazer o exame de colesterol gratuito. Ela estava na fila desde às 8h – horário que foi divulgado por alguns meios de comunicação equivocadamente -mas só foi atendida depois das 10h. “Vim de Almirante Tamandaré. Tem que aproveitar que é de graça”, falou a aposentada, que tem diabetes e pressão alta.
Prevenção
A cardiologista Maria do Rocio Peixoto explica que realização de exames periódicos e o abandono de vícios como o cigarro e bebidas alcoólicas são medidas simples que podem ajudar a manter os níveis de colesterol. Ela recomenda a ingestão de frutas e vegetais, carnes brancas grelhadas, alimentos ricos em fibras – aveia, pães integrais – e a prática de exercícios físicos. “Também é importante controlar o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas – frituras, carnes vermelhas, derivados de leite e óleos, ovos e fígado”, aconselha.