Campanha de Combate ao Desperdício na Ceasa de Foz

A Ceasa de Foz do Iguaçu começa nesta sexta-feira (1º), às 10 horas, a campanha de conscientização com seus atacadistas de produtores. O objetivo é reduzir as perdas de alimentos na comercialização de hortigranjeiros. A campanha “Seu Desperdício é o Meu alimento”, lançada em Curitiba no fim de abril, foi implantada também nas centrais de abastecimento de Maringá, Londrina e Cascavel, com adesão de cerca de 2 mil permissionários em todo o Estado.

De acordo com o presidente da Ceasa do Paraná, Antonio Comparsi de Mello, o Programa Banco de Alimentos foi criado pela empresa para organizar a coleta e seleção dos produtos que seriam descartados ao final do dia de comercialização, mas ainda apresentam boa qualidade para consumo. “Reunidos, os alimentos são encaminhados para doação às entidades sociais cadastradas. É uma ação de solidariedade de cada comerciante e produtor que atua nas Ceasas”, disse.

A unidade de Foz do Iguaçu comercializa, em média, 7 mil toneladas de hortigranjeiros por mês, e cerca de 30 toneladas/mês são enviados para doação para entidades sociais, com atendimento médio de 15 mil pessoas de 80 instituições e famílias em situação de risco social.

Cada Banco de Alimentos trabalha com seu Conselho Gestor, formado por representantes de instituições governamentais e não governamentais, além da iniciativa privada.