Estima-se que no Brasil 80 mil crianças e adolescentes vivem em abrigos. No Paraná são perto de quatro mil, distribuídos em cerca de 290 instituições. Com o objetivo de transformar a realidade dessa clientela, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) está lançando em todo o País a campanha Mude um Destino.
Ontem, a iniciativa foi lançada no Paraná, através de uma parceria com a Associação dos Magistrados do Estado (Amapar) e Tribunal de Justiça. A coordenadora local da campanha, juíza da Vara da Infância e Juventude de Almirante Tamandaré, Joseane Ferreira Machado Lima, disse que a proposta é sensibilizar a sociedade para a adoção, ou para se envolverem em ações que possam mudar a realidade desses pequenos brasileiros abrigados.
?A idéia é fazer a sociedade se alertar para a situação dessas crianças e adolescentes e fazer com que se envolvam, e de alguma forma, possam mudar a vida de alguém?, afirmou Joseane. O primeiro passo da campanha será incentivar a adoção para que as crianças possam voltar a conviver com uma família. A juíza ressalta que um dos primeiros pontos que precisam ser trabalhados é quebrar as barreiras do preconceito, pois as exigências dos pretendentes à adoção são grandes, e com isso, as crianças mais velhas acabam ficando quase de forma definitiva nos abrigos.
Outra maneira que a sociedade será convidada a se engajar na campanha será de conhecer os abrigos e se envolver com diversas ações.
Faz parte da campanha a distribuição das cartilhas Adoção Passo a passo, cartilha abrigo legal e o concurso Mude um Destino. Quem quiser mais sobre o assunto pode acessar o site www.amb.com.br/ mudeumdestino.