Campanha contra Rubéola começa vacinando jornalistas em Londrina

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Rubéola, que tem início neste sábado (9) em todo o país, foi antecipada em Londrina. Na quarta-feira (6), equipes da Secretaria de Saúde vão visitar, a partir das 7h30, a empresa Transporte Interurbano de Londrina (TIL), para realizar a vacinação em seus funcionários. Além disso, nesta terça (5), na coletiva da ação de prevenção à doença, alguns dos profissionais da imprensa  presentes no evento, que estão na faixa etária estipulada pela campanha – entre 20 e 39 anos – já tomaram a dose da vacina.

“A rubéola é uma doença benigna, mas que precisa ser erradicada, por meio da vacinação, do nosso país”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Marlene Zucoli. Ela explicou que a patologia não traz, normalmente, nenhuma conseqüência grave à pessoa infectada, mas lembrou da rubéola congênita, que ocorre em mulheres grávidas e pode trazer diversos malefícios ao bebê. “É por isto que a vacinação deve ocorrer com cerca de 170 mil londrinenses que estão dentro da idade estabelecida”, ressaltou.

Segundo a secretária, a doença só circula atualmente por causa dos homens, que se esquecem de se vacinar. “Todos precisam tomar a dose, mas o nosso desafio é atingir os mais de 70 mil homens presentes no município que necessitam da vacina”, explicou. Ela enfatizou, ainda, que a única restrição está relacionada à gestante. “É importante que a vacinação ocorra antes da gravidez, porque não é recomendado a aplicação da dose em mulheres grávidas”, observou.

Marlene informou que a campanha de vacinação contra a rubéola será realizada em apenas uma etapa. O Ministério da Saúde pretende imunizar, do próximo dia 9 ao dia 12 de setembro, cerca de 70 milhões de pessoas em todo o Brasil. A secretária falou também sobre a meta estabelecida no continente americano. “Pretendemos, nos próximos anos, erradicar a rubéola em todas as Américas. Mesmo sem grandes conseqüências, a doença preocupa a saúde pública e precisa ser eliminada”, salientou.

A vacinação vai ocorrer, a partir do próximo sábado, nas 51 unidades básicas de saúde (UBS) do município, de segunda-feira à sábado, das 8h às 17h. Além disso, o Pronto Atendimento Municipal (PAM) irá participar da campanha, realizando a vacinação, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. “Com isso, vamos atingir as pessoas que trabalham até às 18h e não têm condições de procurar uma das unidades antes deste horário”, explicou Marlene. No sábado, a vacinação também ocorrerá no PAM, no mesmo horário estabelecido nas UBS.