Campanha contra câncer ilumina Ópera de Arame

Outubro é o mês mundial de conscientização sobre o câncer de mama, doença que acomete mais de 49 mil mulheres anualmente em todo o Brasil. Para alertar a população, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) lança uma campanha nacional. Em Curitiba, a Ópera de Arame será iluminada de rosa na noite de hoje e fica assim até o final do mês.

Durante o dia, das 6h30 às 16h, quem passar pelo local receberá informações sobre diagnóstico e os direitos e tratamentos relacionados ao câncer de mama. Em abril deste ano, a Lei 11.664, que efetiva as ações de saúde e assegura a prevenção, detecção e tratamento dos cânceres de mama e colo uterino, na esfera do Sistema Único de Saúde (SUS), foi sancionada no Brasil e garante a partir de abril de 2009 a mamografia anual para todas as mulheres com mais de 40 anos no SUS.

No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres. A enfermidade tem 95% de chance de cura, se tratada a tempo. No entanto, dados do Instituto Nacional do Câncer dão conta que 27 mulheres por dia morrem por causa do câncer de mama no País.

As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico e a mamografia. O câncer de mama palpável é percebido pelo surgimento do nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária.

Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, ou um aspecto semelhante à casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

O histórico familiar é um importante fator de risco para o câncer de mama, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmã) foram acometidas antes dos 50 anos.

Entretanto, o câncer de mama de caráter familiar corresponde a aproximadamente 10% do total de casos de cânceres de mama. A idade constitui um outro importante fator de risco, assim como a ingestão regular de álcool, mesmo que em quantidade moderada.