Foto: Arquivo/O Estado

Ines: ?Vacina na rotina?.

continua após a publicidade

A campanha de vacinação contra a poliomielite, encerrada ontem em todo o Estado, alcançou 87,46% da população com até cinco anos de idade, de acordo com o balanço parcial divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). No total, quase 800 mil crianças foram vacinadas, contra a expectativa inicial de 911.607. Em todo o País, a meta alcançada foi de 85,4% das crianças nessa faixa etária. A região sul alcançou índice um pouco superior ao do Paraná (87,8%); o único Estado que ultrapassou a meta de 95% de crianças vacinadas estabelecida pelo governo federal foi Pernambuco, que conseguiu dar as gotinhas a 100% da população até cinco anos.

Apesar de o índice de vacinação no Paraná ter ultrapassado a média nacional, nesta segunda etapa da campanha – que foi duas vezes prorrogada -, o Estado não conseguiu alcançar os mesmos números da primeira fase, realizada em junho, quando a porcentagem de crianças vacinadas foi de 94%, quase 46 mil a mais que na segunda. Quando da primeira prorrogação da campanha, a secretaria já avaliava que muitos pais não estavam levando os filhos aos postos de vacinação por crerem erroneamente que a imunização já estaria garantida com a primeira dose.

Mesmo nesses casos, existe alternativa. ?Para quem ainda não levou seu filho para vacinar, agora os postos de saúde disponibilizam a vacina na rotina. Existe vacina durante o ano todo em todos os postos?, avisa a diretora do Centro de Informações e Diagnósticos de Saúde da Sesa, Inês Vian. Segundo ela, há necessidade que todas as crianças abaixo de cinco anos sejam novamente vacinadas, independente das doses que tomaram anteriormente.

Alcance

Das 22 regionais de saúde no Estado, metade delas ultrapassou a marca de 90% das crianças imunizadas nesta segunda etapa da campanha. Apenas cinco não alcançaram a meta, atingindo média de 82%. Curitiba já havia ultrapassado a meta de vacinar 124 mil crianças quando do dia oficial da campanha (26 de agosto), mas, seguindo recomendação do Estado, também estendeu o prazo. Os números finais, entretanto, só serão fechados na próxima segunda-feira (11).

continua após a publicidade

Conforme dados do Ministério da Saúde, dentre as regiões do País, a norte vacinou 72,6%; a região nordeste 89,1%; a centro-oeste 86,5% e a sudeste, 84,9%. O sul ficou em segundo lugar, perdendo apenas para o nordeste.

?Embora não sejam mais registrados casos da doença no Brasil, ela ainda está presente em diversos países, por isso a prevenção é tão importante?, conta Inês. O último caso de poliomielite registrado no País data de 1989 e, no Paraná, de 1986. 

continua após a publicidade