A Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, e o Conselho Municipal da Condição Feminina deram início nesta quarta-feira (25) à Campanha Internacional do Laço Branco, pelo fim da violência contra as mulheres. Serão 16 dias de atividades.
A grande mobilização será nos dias 5 e dezembro, na Praça Espanha, onde haverá distribuição de botons da campanha e de material educativo, como forma de sensibilizar a população para todo o tipo de violência, a questão da responsabilidade da sociedade e medidas de prevenção.
A mobilização irá até 10 de dezembro. “Nosso proposta é unir simbolicamente o combate à violência contra as mulheres à defesa dos direitos humanos”, diz a presidente do Conselho da Condição Feminina, Beth Maia.
A Campanha Internacional do Laço Branco começou em 1999, por iniciativa do Instituto Global de Liderança das Mulheres da Universidade de Rutgers. “Atualmente é realizada em 159 países”, acrescenta Beth Maia.
A campanha coincide com datas marcantes no calendário dos direitos humanos: 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra; 25 de novembro, Dia Internacional de Erradicação da Violência Contra a Mulher;1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à AIDS; 6 de dezembro, Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá) e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
O “laço branco” é o símbolo mundial adotado pela campanha, que tem como lema “Jamais cometer um ato de violência contra mulheres e não fechar os olhos frente à essa violência.”
A população pode participar da campanha através de atos simples e objetivos, como usar o botom do laço branco, que significa a adesão à liberdade e à igualdade das mulheres e uma bandeira da não violência.