A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será realizada no próximo sábado, em todo o País, das 8h às 17h. Devem ser vacinadas todas as crianças menores de 5 anos, independente de já terem sido imunizadas anteriormente.

A poliomielite é uma doença infecciosa provocada por três tipos de vírus. A maioria das crianças infectadas não apresenta paralisia: apenas sintomas leves, como infecção localizada na garganta ou intestino, que muitas vezes nem são percebidos.

Cascavel

A Secretaria da Saúde de Cascavel informa que a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, realizada dia 14 de junho, alcançou 97% do objetivo, vacinando 24.493 crianças, superando a meta preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 95%. Na segunda etapa, o objetivo é alcançar 100%, ou seja, vacinar 25.013 crianças. Para isso, serão mobilizados aproximadamente setecentos servidores e voluntários, distribuídos em todas as unidades de saúde, escolas e outros estabelecimentos, inclusive na área rural do município.

De acordo com a enfermeira Maristela Maraschin, responsável pelo Programa de Imunização, não existe tratamento específico ou medicamento eficaz contra a poliomielite. Por isso, resta apenas a prevenção, pela vacina.

Campo Mourão

Em Campo Mourão, a Secretaria Municipal da Saúde vai instalar 38 postos nas zonas urbana e rural do município. A meta é imunizar 7.286 crianças. Quatrocentas pessoas trabalharão na cidade, entre servidores municipais e voluntários. Uma bicicleta será sorteada entre as crianças que estiverem com a carteirinha de imunização em dia. O personagem Zé Gotinha e os Doutores da Alegria vão visitar todos os postos.

continua após a publicidade

continua após a publicidade