Estudantes do segundo período do curso de administração integral do Centro Universitário FAE realizaram ontem, na esquina das ruas 24 de maio e Doutor Pedrosa, no Centro de Curitiba, uma campanha de conscientização para que os motoristas não misturem álcool com direção. A idéia surgiu de um trabalho acadêmico e obteve respaldo junto a população.
De acordo com o estudante e um dos idealizadores da campanha, Juan Pedro Bonatto Curuchet, a ideia era fazer algo chocante para que as pessoas tenham noção do risco que representa em dirigir alcoolizado.
“Acreditamos que a melhor maneira de atingir as pessoas era mostrando algo brutal. Por isso colocamos este carro batido e simulamos um corpo no chão”, revela.
A campanha sugere que as pessoas busquem outros meios para evitar fazer essa mistura letal. “Queremos que os motoristas tomem consciência de que, se for sair e beber, que deixem o carro em casa. Por exemplo, se um grupo de quatro amigos rachar um táxi, vai sair bem em conta e todos poderão se divertir sem colocar as suas e a vida dos outros em risco”, avalia.
A doméstica Maria Catarina de Lima aprovou a campanha e conta que, por causa de um motorista embriagado, seu filho foi atropelado. “Meu filho tinha cinco anos quando um taxista o atropelou perto de casa. Isso gerou consequências sérias para ele, pois afetou sua coordenação motora. É bom ver que jovens estão empenhados em alertar este perigo. Não desejo para nenhuma mãe o que eu sofri”, diz.