Foto: Anderson Tozato
continua após a publicidade
Para deixar claro que um
não combina com o outro, campanha alerta jovens.

?Quanto Vale o Esquenta? Sua Vida Vale Muito Mais?. Esse é o slogan de uma campanha que está sendo desenvolvida em Curitiba para chamar a atenção sobre os riscos do consumo de álcool e direção. Médicos e voluntários percorreram bares da capital para abordar os jovens, que figuram grande parte das vítimas de trânsito. Estimativas apontam que 35% dos acidentes ocorridos em Curitiba envolvem pessoas entre 18 a 29 anos.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que os acidentes matam mais de um milhão de pessoas por ano em todo o mundo. Cerca de 60% dos acidentes envolvem os jovens, especialmente os que exageram no consumo de álcool antes de chegarem às festas e baladas.

Para o advogado Gilberto Gaeski, que perdeu uma filha vítima de acidente de trânsito em 2004, o problema do álcool e direção é irresponsabilidade dos jovens e também dos pais, que dão a concessão rápida dos veículos para filhos, e também não acompanham o seu comportamento.

?Os jovens pegam o carro sem estar preparados, e por serem naturalmente mais inquietos, tendo a necessidade de auto-afirmar, acabam indo a festas e consumindo bebidas sem pensar nas conseqüências?, falou. Gaeski afirma estar decepcionado com campanhas e ações de prevenção, a acredita que somente medidas mais duras poderiam mudar esse cenário. Ele defende a ampliação da idade mínima para a carteira de habilitação e punições mais severas para crimes de trânsito.

continua após a publicidade

A campanha também tem o objetivo de combater a dependência e os custos sociais provocados pela relação álcool e trauma. Segundo levantamento do Centro de Informação sobre Drogas Psicotrópicas 5% dos adolescentes entre 12 a 17 anos são dependentes de bebidas alcoólicas. Todos os assuntos envolvendo o álcool e direção serão tratados durante o 14.º Congresso Brasileiro de Trauma Ortopédico que acontece em Curitiba de 15 a 17 de maio.