Por tempo indeterminado

Caminhos alternativos podem driblar a greve nos bancos

A partir de hoje quem precisar fazer operações bancárias vai ter que usar os canais alternativos oferecidos pelos bancos, como caixas eletrônicos e internet. Isso porque os bancários estão em greve por tempo indeterminado, reivindicando reajuste de 11,93% sobre salários, pisos e demais benefícios. Em assembleia na noite de ontem o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região definiu detalhes sobre a paralisação.

De acordo com o secretário de organização e mobilização do Sindicato dos Bancários, Junior César Dias, vários locais de Curitiba e região foram visitados e a intenção é de paralisação total. “A greve não começa em todos os lugares no primeiro dia; vai tomando corpo à medida que vão passando os dias. Algumas regiões como o Portão, Centro Cívico, Mercado Municipal e duas cidades da região metropolitana devem iniciar amanhã (hoje)”, afirma Junior.

Os bancários rejeitaram a proposta de 6,1% de reajuste dos banqueiros, que representa a reposição da inflação.A categoria reivindica 5% de ganho real mais a inflação (11,93%); Participação nos Lucros e Resultados de três salários mais R$ 5.553,15 e piso de R$ 2.860,21; além de reivindicações relacionadas a melhorias nas condições de trabalho. “Estamos chamando toda a sociedade para participar do embate com a gente, porque todos os meses os banqueiros recebem 2,5 vezes a folha de pagamento de todos os funcionários somente com taxas e tarifas bancárias, além dos juros exorbitantes que cobram”, ressalta Junior.

Resposta

Em nota, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) informa que o piso da categoria subiu mais de 75% nos últimos sete anos, e os salários foram reajustados em 58%, contra inflação do período medida pelo INPC de 42%. “A proposta deve ser avaliada considerando os ganhos dos últimos anos, que são bastante significativos, mas que representa custos”, afirma o diretor de Relações do Trabalho da Fenaban, Magnus Ribas Apostólico. Segundo ele, “a Fenaban se mantém aberta a negociações”.