Caminhoneiros celebram São Cristóvão

Ontem foi dia de São Cristóvão (nome que significa "aquele que carrega Cristo"), considerado o protetor dos caminhoneiros. Para comemorar a data, foi inaugurada, na sede do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Estado do Paraná (Sindicam-PR), na Cidade Industrial de Curitiba, uma capela em homenagem ao santo.

"Pelo Sindicam passam entre 150 e duzentos caminhoneiros por dia. No local, eles encontram restaurante, chuveiro, central de frete e oficina mecânica para pequenos reparos. Com a capela, eles terão também um lugar para rezar e pedir proteção. Atualmente, para transitar pelas estradas brasileiras, não basta apenas ter coragem, é preciso ter muita fé, pois os desafios são diários", comenta o presidente do sindicato, Diumar Bueno.

Caminhoneiros de diversas regiões do País passaram pela capela em sua inauguração. Muitos demonstravam ter grande devoção por São Cristóvão. "Sempre carrego uma imagem do santo comigo e, desta forma, me sinto protegido. Em nove anos de atividade nas estradas, nunca sofri nenhum acidente", conta o caminhoneiro Vanildo Machado de Lima, do Rio Grande do Sul.

Já o caminhoneiro Paulo Lacerda de Assis, que é de Mato Grosso e está há 22 anos na profissão, acredita que São Cristóvão salvou sua vida no ano de 1995. "Capotei o caminhão, que teve perda total, e saí sem nenhum ferimento. No momento do acidente pedi ajuda ao santo e cheguei a ver sua imagem no pára-brisa do veículo. Tenho certeza que foi ele quem me salvou, pois o acidente foi grave e foi um verdadeiro milagre eu ter sobrevivido."

Segundo a lenda, Cristóvão era um gigante com mania de grandeza. Ele supunha que o rei a quem ele servia era o maior do mundo. Um dia veio a saber que o maior rei era Satanás. Logo, colocou-se a serviço dele.

Informando-se melhor, descobriu que o maior rei do mundo era Jesus Cristo e um ermitão mostrou-lhe que a bondade era a coisa mais agradável ao senhor. Diante disso, São Cristóvão resolveu trocar a sua mania de grandeza pelo serviço aos semelhantes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo