Emaranhado de fios que pende dos postes de luz, na Avenida Senador Salgado Filho, no Uberaba, assusta e incomoda moradores, comerciantes, pedestres e motoristas que passam pelo local. O problema segue sem solução há quase seis meses, quando a Copel trocou um dos postes próximos à esquina com a Rua José Hauer.

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Os cabos que causam transtornos à população são da rede telefônica. Baixos e pouco tencionados, são frequentemente atingidos por caminhões, que se enroscam na fiação. Os cabos rompidos ficam pendurados a centímetros do chão ou até caídos sobre a calçada. Proprietário de uma panificadora que tem as portas voltadas para a fiação danificada, o empresário Luciano Jorge Klein diz que as reclamações dos clientes são diárias. Alguns teriam até deixado de ir ao estabelecimento. “As pessoas têm medo de passar por baixo dos fios. Nós também, porque sempre que passa um caminhão, a bagunça aumenta”, afirma.

Reclamações

O funcionário público Pedro Córdova, que mora próximo ao local, diz que muitas pessoas já tiveram problemas com a linha telefônica devido aos acidentes com a fiação, que ganhou da população o apelido de “macarrão”. “Sempre tem alguém sem telefone. As operadoras religam a linha, mas não resolvem o problema da fiação”, conta.

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Segundo Klein, o problema começou em março, quando um poste foi deslocado alguns poucos centímetros. O empresário diz que diversas reclamações já foram feitas, mas sem sucesso. “Já ligamos para Copel, prefeitura e todas as empresas telefônicas, mas jogam o problema no colo dos outros e dizem que não são os responsáveis. É um descaso completo”, reclama.

Copel nega risco de choque

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A Copel diz que a troca de postes ocorre sempre com data marcada e todas as empresas que têm fiação passando pelo local são comunicadas para os reparos necessários, pois não tem autorização para mexer nos cabos que não são de sua propriedade.

A empresa garante que os fios rompidos não têm qualquer ligação com a rede elétrica e não representam risco de choque.

Para quem se sente prejudicado pela situação, a orientação da Copel é entrar em contato diretamente com a empresa responsável pelos fios danificados.

Se nada for feito, o passo seguinte é registrar a reclamação na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), pelo telefone 1331.