O turismo é um segmento de São José dos Pinhais que merece destaque neste aniversário de 314 anos. Um dos programas desenvolvido foi batizado como Caminho do Vinho e se localiza na Colônia Mergulhão. A rota turística tem sete quilômetros de estrada com 40 propriedades rurais, a maioria de imigrantes italianos que abrem as portas para que turistas saboreiem uva, vinho, queijos, doces entre outros produtos.
A rota comporta ainda restaurantes, lanchonetes e oferecem infra-estrutura para diversas atividades. Em breve, serão colocadas placas padronizadas de identificação das propriedades, como forma de orientar o turista sobre quais delas fazem parte do Caminho do Vinho, ou seja, que são abertas e aptas à visitação.
O Caminho do Vinho, além de rota turística e comercial, tem por objetivo resgatar as tradições da cultura italiana, bastante presente e forte no município, e promover a permanência do homem no campo, proporcionando alternativa de renda para as famílias rurais. Em breve, o Caminho do Vinho terá um portal típico, o museu do imigrante italiano e do vinho. Também vai ostentar um centro de eventos.