Um caminhão contendo 23 mil litros de nitrato de amônia tombou no início da manhã de ontem no acesso à cidade de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba. Parte da carga vazou, exigindo o trabalho de contenção do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. A preocupação das equipes era não deixar a substância atingir um córrego localizado perto do local do acidente. Ele é afluente do Rio Timbu, que deságua na Represa do Iraí, responsável por parte do abastecimento de Curitiba. A amônia é tóxica e inflamável. A exposição à substância pode causar tonturas e desmaios em virtude do forte cheiro.
Por volta das 4h30 de ontem, o caminhão da Dalcóquio – que levava produto pertencente à empresa Ultrafértil, de São Paulo – perdeu o controle e tombou no trevo de acesso à cidade, depois da saída na BR-116. O IAP foi acionado duas horas depois, chegando no local às 7h20. Pó de serragem foi jogado no asfalto para conter o óleo diesel que vazou do veículo. A carga de nitrato de amônia estava saindo pela válvula localizada na parte superior do tanque.
A engenheira química do IAP Genora Hohmann, que esteve no local, explicou que a quantidade vazada não era grande, mas que as equipes deveriam tomar cuidado para que a substância química não atingisse o córrego. O perigo do nitrato derramado foi minimizado por estar diluído em água dentro do reservatório de transporte. “Se estivesse puro, um possível prejuízo seria mais intenso”, afirmou. Caso uma maior quantidade de nitrato tivesse vazado, ele contaminaria o solo, lençóis freáticos e o próprio córrego, o que prejudicaria o abastecimento de água.
Para conter o vazamento, as equipes abriram um buraco no jardinete em que o caminhão tombou, enquanto se tentava o transbordo (transferência da substância) para outro caminhão. O líquido passou a ser armazenado em tambores. Mas o processo por meio de mangueiras não pôde ser realizado. Por isso, no final da manhã, um grande buraco foi aberto. À medida que o líquido era depositado no tanque improvisado, uma bomba sugava-o para dentro de outro caminhão. O transbordo terminou por volta de 12h30 sem maiores prejuízos, de acordo com Genora.
A engenheira comentou que, depois da transferência do nitrato, a área passou por uma limpeza geral, pois houve o acúmulo de terra, areia e pó de serragem contaminados. Todo o material foi encaminhado para uma empresa especializada, que daria o destino correto ao produto. O acidente e o processo de retirada da substância não causaram congestionamentos na região. O motorista do caminhão tombado teve ferimentos leves e foi encaminhado para o Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul.