Caminhada quer atrair pessoas para denunciar violência contra a mulher

Motivação diferente para caminhar, correr e, principalmente, combater a violência contra a mulher. No próximo dia 2, às 18h, o Parque Tingui será endereço da 1.ª Caminhada e Corrida Rústica Mais Marias, evento organizado pela ONG de mesmo nome e que visa engajar mais pessoas a denunciarem crimes desse tipo. Só no mês passado, sete mulheres foram assassinadas na Grande Curitiba.

A coordenadora da Mais Marias, médica ginecologista e legista Maria Letícia Fagundes, explica que o evento se soma à série de palestras e atividades que a entidade promove para levar informação e motivar mais pessoas a procurar ajuda. Trabalhando há 19 anos no Instituto Médico Legal (IML), ela já testemunhou muitas atrocidades que levaram à morte de mulheres por causa da violência doméstica. Mas para cada desfecho trágico, há uma série de sobreviventes que convivem com esse drama por anos, sem que os autores sejam punidos. “Uma mulher que sofre esse tipo de violência fatalmente será menos produtiva, ou seja, esse problemas têm reflexos econômicos para as organizações e toda a sociedade. Além disso, muitas mulheres adoecem frequentemente por não conseguir procurar ajuda e acabar com esse tipo de abuso”, aponta.

Caminho

O Paraná é o terceiro no ranking dos estados mais violentos para as mulheres, segundo o mapa da violência do Instituto Sangari de 2012. “Esse levantamento também retrata que mais mulheres estão denunciando e somente conhecendo a dimensão desse tipo de crime que é possível tomar providência”, defende. Para Maria Letícia, ainda há longo caminho para a sociedade trilhar no que envolve direitos humanos e respeito às mulheres. “Além da violência física, as mulheres sofrem série de ações de violência psicológica, no mercado de trabalho,ou em casa. E isso ocorre em todas as classes sociais”.

Quem quiser participar do evento, pode optar por percursos de 4,3 km e 8,6 km. As provas ainda incluem a opção aos casais, para que os homens também marquem presença. As inscrições já estão abertas no site: http://www.assessocor.com.br/Evento/903/CORRIDA+MAISMARIAS++COMBATE+A+VIOLENCIA +CONTRA+MULHER.aspx

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna