Para provar que senhores e senhoras que sofrem de artrite e artrose podem voltar a caminhar e, até mesmo fazer atividades físicas, cerca de 250 pessoas que passaram por cirurgia de colocação de prótese de joelho ou quadril, participam hoje da 5.ª Caminhada Pela Qualidade de Vida, a partir das 10h, no Parque Barigüi.
"Essa caminhada simboliza a conquista desses pacientes após a cirurgia. Serve para mostrar a todos, que pessoas que não podiam nem andar, agora tem uma vida saudável, sem dor e, principalmente, caminhando", explica o médico Paulo Alencar, organizador do evento.
No evento, além de uma caminhada de 2,5 quilômetros, os participantes terão acesso a outras atividades físicas.
Levantamento
Especialista em cirurgias de colocação de próteses em joelho e quadril, o médico Paulo Alencar revela que, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, cerca de 10% das pessoas com mais de 60 anos sofrem de artrite ou artrose.
Ele lembra que os casos mais graves causam dores muito fortes nas articulações, fazendo com que a pessoa evite se movimentar, mas que, para isso, existe a cirurgia de colocação de prótese. "Muita gente, ou por medo, ou por falta de informação, não procura a cirurgia e acaba tendo que viver confinada", comenta.