Foto: Aliocha Maurício |
Caminhada de mobilização. continua após a publicidade |
Uma caminhada no Parque Barigüi encerrou ontem uma série de atividades para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infanto-Juvenil em Curitiba. A data, que ocorreu na última sexta-feira, surgiu no Paraná no ano passado e, em 2007, ganhou status nacional. A organização dos eventos foi da Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN).
De acordo com a presidente da entidade, Mariza Del Claro, o objetivo é inicialmente fazer com que a população memorize a data. ?Todas as casas de apoio às crianças com câncer do Brasil estão mobilizadas este ano. Além de comerciais na TV, também temos uma logo nacional e toda a campanha publicitária foi bancada pela agência Heads?, explicou. Segundo a presidente, hoje a APACN atende 35 crianças por dia na casa de apoio da entidade e 70 no ambulatório.
Para ela, o fortalecimento do diagnóstico precoce como forma de aumentar as chances de cura é um conceito ainda pouco difundido, principalmente no interior Paraná. ?O que precisamos é de uma maior troca de experiências com as regiões onde os médicos são bem-capacitados para essa prática. Hoje, o norte e nordeste têm boas campanhas?, disse.
Além da atividade no parque, ontem, a APACN também realizou uma missa campal no último dia 20 e um jantar dançante no dia 22, que serviu também para arrecadar fundos para a associação.
Campanha
Também ontem, em três hospitais da capital e dez municípios do interior, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realizou a 9.ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele. Com a participação de cerca de 330 profissionais no Estado, a ação teve como objetivo alertar para um dos tipos de câncer com maior incidência no Brasil, com 24,7% do total de casos. Segundo previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a previsão é que sejam identificados mais 122 mil novos casos da modalidade até o final de 2007.