Curitiba será cenário amanhã da Caminhada contra o Câncer de Mama, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), em parceria com a Prefeitura Municipal. A largada acontece às 9h, na Praça do Japão, e a chegada será no Parque Barigüi. Estão sendo aguardadas 2.500 participantes. Até quinta-feira, penúltimo dia das inscrições, eram 2.280 mulheres inscritas. Todo o valor arrecadado (R$ 15,00 por inscrição) será revertido para o Hospital Erasto Gaertner, referência no tratamento contra o câncer.

De acordo com o produtor executivo da campanha, Onésimo Affini Jr; desde que a “Corrida e a Caminhada contra o Câncer de Mama” foi implantada, em 1999, foi arrecadado cerca de R$ 1 milhão. “Cada cidade incluída vem beneficiando mais instituições que trabalham no combate ao câncer”, explica Onésimo. No circuito 2003, a campanha já reuniu cerca de 10.500 mulheres em São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Sobrevida

Segundo o médico oncologista do Hospital Erasto Gaertner e presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – regional Paraná, José Clemente Linhares, em estágio primário (quando o tumor tem menos de 2 cm), a chance de cura é superior a 90%. “É muito importante fazer o auto-exame, para tentar detectar qualquer tumor. Já a mamografia, o ideal é que seja feita a partir dos 35 anos de idade. A partir dos 50, tem que ser feita anualmente”, orienta.

Segundo ele, as pessoas mais propensas a desenvolver a doença são aquelas que já têm o fator genético, têm o primeiro filho depois dos 30 anos, fazem reposição hormonal há mais de cinco anos, tiveram a primeira menstruação muito cedo ou a menopausa muito tarde, e fazem uso de álcool.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres. Em 2000, foram registrados 8.390 mortes decorrentes desse tipo de câncer. Dos 402.190 novos casos de câncer com previsão de ser diagnosticados em 2003, o câncer de mama será o segundo mais incidente entre a população feminina, sendo responsável por 41.610 novos casos e 9.335 óbitos.

Famosos contra o câncer

As mulheres inscritas devem retirar os kits da campanha hoje, no Salão de Atos do Parque Barigüi, das 10h às 17h. No mesmo período, o programa Vida Saudável promoverá exames de saúde – pressão, glicemia, colesterol, testes físicos e orientação nutricional. Profissionais de saúde vão orientar a população sobre o câncer de mama e o auto-exame. As mesmas atividades serão repetidas amanhã.

Os atores Murilo Rosa e Flávia Alessandra já confirmaram presença na Caminhada contra o Câncer de Mama, amanhã em Curitiba. A atleta curitibana Lorraine Lima, campeã mundial de bodyboard, é uma das personalidades locais que também estão apoiando a campanha contra o câncer de mama.

Os atores globais vão receber as mulheres participantes da caminhada no Parque Barigui e dar autógrafos.

Os organizadores recomendam que as participantes cheguem uma hora antes ao local da partida. Mesmo com o número limitado de inscrições, todas as mulheres podem participar da caminhada, usando preferencialmente roupa branca.

A etapa Curitiba da Caminhada contra o Câncer de Mama é uma edição especial do Circuito 2003 da campanha, que abrange São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Inicialmente, o evento acontecia em duas etapas anuais: São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2002, Belo Horizonte entrou para o calendário de caminhadas. Agora, entram Recife e Curitiba.

Pinhais promove exames gratuitos

Acontece hoje e amanhã na Unidade de Saúde Tarumã, em Pinhais, a 1.ª Campanha de Rastreamento de Câncer de Mama por Termografia. O objetivo é realizar exames gratuitos, capazes de diagnosticar precocemente o câncer de mama. “Através de uma imagem térmica, é possível detectar alterações vasculares e perceber um possível tumor”, explica o médico Marcos Leal Brioschi, que estará realizando os exames juntamente com outros três médicos. A expectativa é que cerca de 500 mulheres sejam submetidas aos exames.

“É um exame sem contraste, sem radiação, dor ou contato, que pode ser feito por mulheres acima de 20 anos”, afirma o médico. Segundo ele, a nova técnica é capaz de notar alterações na mama cinco ou dez anos antes de uma mamografia. “A termografia, no entanto, não substitui a mamografia. Na verdade, um complementa a outro”, esclarece. Segundo ele, a mamografia capta 85% dos casos, enquanto aliada à termografia, o índice aumenta para 95%. O exame dura aproximadamente dez minutos, e o resultado é imediato. (LS)

Serviço – Os exames podem ser feitos das 9h às 17h. A Unidade de Saúde Tarumã está localizada Rua Guilherme Weiss, 500, em Pinhais. Informações pelo tel. (41) 667-3939, com Sueli.

continua após a publicidade

continua após a publicidade