Internet

Câmera em lan house pode virar lei estadual

Um projeto de lei já aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná poderá mudar a rotina dos usuários e proprietários de estabelecimentos comerciais que oferecem acesso à internet.

O projeto, criado pelos deputados estaduais Marcelo Rangel (PPS) e Ney Leprevost (PP), prevê a instalação de câmeras de segurança em lan houses com o objetivo de combater crimes virtuais, como a pedofilia.

Caso entre em vigor, a nova lei exigirá a realização de um cadastro de todas as lojas que oferecem o serviço. O cadastro deverá conter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço, telefone, equipamentos disponíveis, horários de funcionamento e o número do IP da rede dos computadores de cada estabelecimento. Os usuários também preencherão um cadastro obrigatório quando alugarem as máquinas.

“Com as câmeras poderemos ajudar a polícia na solução de crimes pela internet. A câmera ficará focada num plano geral, onde seja possível ver os rostos dos usuários. Caso algum crime aconteça, o proprietário do estabelecimento poderá contribuir com a Justiça cedendo os dados acessados em seus computadores”, afirma Leprevost.

O projeto divide opiniões entre empresários do ramo em Curitiba. De acordo com Arnaldo Siqueira Santos, proprietário de uma lan house no Pilarzinho, a instalação das câmeras poderá pesar nos lucros da loja.

“O custo operacional poderá ser muito mais alto para as pequenas lojas. Se essa lei realmente pegar, vou ser obrigado e fechar minha lan house. Acredito ainda que as câmeras vão tirar a privacidade dos meus clientes”, opina.

Já o empresário Rodolfo Barroso aderiu à ideia da lei antes mesmo de entrar em vigor. O motivo são os diversos roubos que já sofreu. “Sou totalmente a favor do projeto; acredito que trará mais segurança para todos os envolvidos na loja”, frisa.

O gerente de uma lan house em Santa Felicidade, Márcio Deimes, também é favorável. A loja em que ele trabalha já conta com um cadastro de clientes. “É uma medida de segurança. Além das câmeras, temos o controle de todos que usam nossos computadores e também do que eles acessam”, conta. A partir de agora, o projeto passará pela Comissão de Segurança Pública e, se aprovado, irá para análise do governador Roberto Requião.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo