Cerca de 1.500 jovens lotaram o auditório do Centro de Convenções de Curitiba, ontem, no último dia do 8.º Congresso Nacional de Jovens Lideranças Empresariais, para ouvir, entre outros, o camelô mais popular do Brasil atualmente, David Camelô. Diferente dos outros palestrantes, David chegou no auditório caminhando por entre a platéia que o aplaudia, enquanto ao fundo o Tema da Vitória ? que embalava as vitórias de Nélson Piquet e Ayrton Senna nas transmissões televisivas dos grandes prêmios de Fórmula – 1 ? arrematava o clima de forte expectativa que parecia tomar conta do público.
Há quinze anos, depois de ser demitido e amargar a vida nas ruas com a mulher, que estava grávida, pediu a um amigo dinheiro emprestado para comprar um remédio para ela. A caminho da farmácia, David decidiu comprar doces com o dinheiro e vendê-lo nas ruas. Foi aí que descobriu seu talento para vendedor, que o estimulou a abrir uma banca com serviços diferenciados. Conceitos e serviços como call center, marketing, data base, compra virtual, delivery, promoções e brindes fazem parte da rotina dos clientes do ambulante. “Você tem que amar o cliente, pois ?amar que vem para bem?. Os produtos estão globalizados, o diferencial deve ser no atendimento. O marketing tem que deixar o cliente feliz e satisfeito, dessa forma ele abre a mão e libera o bolso”, filosofa o camelô.
Uma das fontes de renda de David, hoje patrocinado por empresas como a Losano e Banco Real, são as palestras que faz por todo o País. São em média quinze por mês, ao custo de R$ 5 mil cada. Sua fé em Deus, seu amor pela esposa e pelo filho, além do seu apreço pelo cliente são citados a todo momento.
David é o único palestrante que oferece prêmios aos ouvintes, como relógios e até dinheiro, distribuídos aos que têm o melhor desempenho na dinâmica de grupo. No final, os jovens empresários, de todos os cantos do País, ficam encantados com a trajetória do camelô até o sucesso.
A programação do evento inclui ainda a palestra do consultor de empresas Francisco Alvarez e do dublê de jornalista e cineasta Arnaldo Jabor. Durante o almoço, os congressistas receberam a visita da vice-governadora do Paraná, Emília Belinati, que conversou sobre ética na política.