Há 21 anos, a população de Curitiba tem acesso a um serviço que se torna cada vez melhor e mais abrangente. O Câmbio Verde, que troca lixo reciclável por frutas e verduras frescas, já conta com 95 pontos na cidade.
Os números comprovam o sucesso do programa. A cada mês, 260 toneladas de lixo reciclável são trocados por 80 toneladas de alimentos, beneficiando milhares de famílias.
Além de reforçar a alimentação saudável da população, o programa incentiva o hábito de separar o lixo orgânico do reciclável. A gerente do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Gisele dos Anjos Ribas, explica que os locais de troca são definidos de acordo com a solicitação das próprias comunidades e a renda média per capita da região.
“Eu fui uma que solicitou um Câmbio Verde aqui no Xaxim”, disse a dona de casa Célia da Silva Inácio, mãe de dez filhos e cliente assídua do Câmbio Verde. O bairro Xaxim, que concentra mais de 50 mil moradores, foi um dos que ganhou um ponto de trocas no ano passado.
Num único dia, Célia levou 17 quilos de lixo reciclável e ganhou sacolas cheias de laranjas, bananas, batatas e cenouras. “Depois que começamos a participar, eu e a minha família passamos a separar mais o lixo”, comentou a dona de casa.
Outro morador do bairro, o técnico em contabilidade Abel Alves dos Santos, mobilizou a vizinhança e arrecadou quase 20 quilos de lixo. Na fila para trocá-los por alimentos, ele comentou que considera a reciclagem do lixo o fator mais importante da ação. “Embora, é claro, o acesso aos alimentos frescos incentive bastante a população”.
Na prática
A cada 15 dias, o caminhão do Câmbio Verde realiza a troca do lixo coletado pelos moradores por frutas e verduras frescas e da época. Cada quatro quilos de lixo reciclável são revertidos em um quilo de alimento. Óleo de cozinha usado também pode ser trocado. Cada dois litros depositados em garrafa pet são trocados por um quilo de frutas e verduras.
Uma comissão da Unidade de Educação Alimentar da Secretaria Municipal de Abastecimento também participa da ação. Com o apoio de nutricionistas, a população é orientada sobre a melhor forma de utilizar os alimentos. O objetivo principal é promover a alimentação saudável entre a população.