A Câmara Municipal de Curitiba concedeu votos de congratulações e aplausos ao diretor do Sindicato dos Jornaleiros do Paraná, Dorival Carneiro, por completar 35 anos de atividades em bancas de jornais e revistas, contribuindo significativamente para a qualidade dos serviços do setor. A homenagem foi proposta pelo vereador Mário Celso Cunha, líder do PSB na Câmara.

Dorival é natural de São Paulo, é casado com Neide Zanlorenzi, tem um filho e um neto. Em 1968 ele adquiriu sua primeira banca que ficava na Praça Tiradentes, agora ele atua na Praça Carlos Gomes. Durante estes anos recebeu vários prêmios, entre eles o de “melhor jornaleiro” e “melhor vendedor”.

Dorival lembra que a década de 70 foi a que mais vendeu jornal em Curitiba. “Devido aos acontecimentos políticos e até à Copa de 70, a gente tinha que ir mais de duas vezes até as distribuidoras buscar exemplares”, lembra. Já, hoje, a situação é bem diferente. A concorrência com outros estabelecimentos diminuíram as vendas. Agora eles precisam diversificar as mercadorias para vender mais e atender melhor os clientes. “Hoje somos prestadores de serviço, vendemos guias, mapas, vales-transporte”, diz.

Só o que não mudou desde aquela época é a amizade que as pessoas tem com os donos de bancas. “Quem trabalha nos bairros é amigo de quase todo mundo”, diz.

continua após a publicidade

continua após a publicidade