O Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR) da Câmara dos Deputados apresentou ao público, nesta terça-feira (1º), protótipos de animações eletrônicas, vídeos, CDs de músicas e jogos sobre as espécies legislativas, locais de visitação, obras de arte da Casa, entre tantos produtos lúdico-educacionais. A apresentação teve objetivo de receber críticas e sugestões para o aperfeiçoamento dos produtos antes do lançamento.

continua após a publicidade

O projeto Produção Didática sobre Cidadania Político-Legislativa, que passará a integrar o Programa Escola da Cidadania, a ser inaugurado oficialmente no dia 16 de abril, privilegia a atividade de extensão, buscando transformar o conhecimento adquirido em produtos informativos e educativos para os cidadãos. Assim, o objetivo do projeto, como o da escola, é produzir material didático para o público externo, a fim de divulgar o saber legislativo. O trabalho começou há cerca de um ano, por um Grupo de Pesquisa e Extensão (GPE) da Câmara dos Deputados.

Os produtos são compostos por um CD de músicas – que também terá versão karaokê – criadas e cantadas pelos próprios integrantes. Foi criado um material de reprodução fácil, para facilitar a aprendizagem do processo legislativo. Foram desenvolvidos personagens para explicar as espécies propositivas e pelas suas características já é possível identificar o tipo de lei; por exemplo, quando o personagem tem um cadeado, significa que tranca a pauta e conforme o número de pernas, o turno varia.

Também foram desenvolvidos pelo GPE três jogos impressos. São eles: o da Memória, voltado para crianças menores; o Legal, no estilo do jogo Perfil, com dicas para adivinhar o que representa cada carta; e o Super Legal, parecido com o Super Trunfo, com características de cada tipo de proposição. O ideal, segundo Vera Cecília, é ouvir as músicas do CD ou ler a cartilha explicativa distribuída junto com os jogos antes de começar a brincar. Para o futuro, a idéia é juntar todos os jogos – novos e antigos – em um DVD.

continua após a publicidade

A produção procurou atender desde as crianças até os adultos, com uma linguagem simples para facilitar o aprendizado, explica a turma GPE. Nela são abordados os Poderes da União, órgãos de decisão da Câmara, obras de arte e locais de visitação, e poderão ser também distribuídos separadamente.