Foto: Ciciro Back
Tico Kusma: faltam normas.

A comissão especial da Câmara de Vereadores de Curitiba que deve elaborar Projeto de Lei (PL) que estabelece normas de segurança para uso de brinquedos infláveis irá formalizar pedido à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para que regularize a utilização e instalação dos aparelhos. Segundo o representante da ABNT no Estado, Raul Baglioli, a solicitação deve ser levada à gerência da entidade, em São Paulo, para que seja discutida entre as partes interessadas, de fabricantes a locadores.

continua após a publicidade

A medida foi discutida ontem, na segunda reunião da comissão, que ouviu ainda representantes do Conselho de Engenharia e Arquitetura (Crea-PR), do Instituto de Pesos e Medidas do Estado (Ipem) e da Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis da Prefeitura de Curitiba (Cosed). ?Percebemos que não existem normas que regularizem o uso e que não é exigido o atestado e acompanhamento de um responsável técnico?, concluiu o vereador que preside a comissão, Tico Kuzma.

A normatização, segundo ele, visa à obrigatoriedade do acompanhamento profissional em empresas que locam os brinquedos e ao estabelecimento de regras conhecidas pela população para que os locatários possam exigir a segurança devida.

continua após a publicidade