As crianças atendidas pela creche da Associação dos Moradores das Vilas Parolin e Guaíra vão ter uma grande surpresa quando chegarem no local amanhã. O espaço passou por uma pequena reforma, ontem, com o Trote Solidário.
Cerca de 50 calouros de quatro instituições participaram da ação, que contou com a ajuda de parcerias para a obtenção de material. Funcionários de uma empreiteira que faz obras no Parolin também auxiliaram em alguns itens da reforma.
A organização foi do Diretório Acadêmico Euclides da Cunha (Daec), do Centro Universitário Franciscano (UniFae), e do Diretório Central Estudantil (DCE) do Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba). A notícia se espalhou e calouros da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e da Opet também se inscreveram para o Trote Solidário.
“Estamos preocupados com a conscientização e sempre quisemos promover um trote solidário. Fizemos contato com a Fundação de Ação Social (FAS), que nos indicou esta creche. Viemos aqui e vimos que realmente estavam precisando de ajuda”, comenta Mounir Chaowiche Junior, presidente do Daec.
As atividades para a reforma da creche duraram o dia inteiro. Em vez de trotes violentos, os jovens mostraram que é possível fazer uma confraternização sem qualquer tipo de constrangimento.
“Isso também acaba sendo divertido e é legal ajudar. Vamos ficar o dia inteiro aqui, mas vale muito a pena”, afirma Meilanny Fontoura, caloura de Direito da Unifae. “Ficamos sabendo sobre o trote solidário na palestra de boas-vindas que os veteranos fizeram”, explica Luciana Calegari, caloura de Negócios Internacionais da Unifae.
A pequena reforma vai criar um ambiente mais estimulante para o aprendizado, segundo a administradora da creche, Indiamara Viana. O espaço atende atualmente 80 pessoas, entre cinco e 14 anos, mas tem capacidade para cem.
“Isso vai deixar a creche mais agradável. Com certeza vai estimular as crianças a fazerem as atividades. A gente estava precisando disso (da reforma)”, revela. O espaço funciona em parceria com a FAS e oferece atividades no contraturno escolar. Todos os atendidos usufruem da creche de graça.