O Ministério da Educação (MEC) confirmou para a semana que vem a visita de uma comissão que fará a nova avaliação in loco do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFPR a fim de definir se a suspensão do curso, anunciada em dezembro, será revogada. Segundo informou o ministério ao reitor Zaki Akel Sobrinho, os nomes dos três avaliadores que virão a Curitiba já estão definidos.
Em reunião com os candidatos aprovados no vestibular para o curso de Jornalismo, o reitor explicou que os alunos não serão prejudicados pelo adiamento da avaliação, definido anteriormente pelo MEC para antes do dia 10.
Por causa do processo de estruturação do Setor de Artes, Comunicação Social e Design (Sacod), iniciado em 2013 com o desmembramento dos cursos de Artes, Comunicação Social e Design do antigo Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes (SCHLA), as aulas das três habilitações do curso de Comunicação Social (Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Jornalismo) foram adiadas em uma semana. “Mesmo que o problema da suspensão do curso de Jornalismo tivesse sido resolvido, as aulas começariam no dia 17”, explicou Akel.
Além do reitor e dos candidatos aprovados, estiveram presentes na reunião representantes da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), do curso de Comunicação Social e do Centro Acadêmico de Comunicação Social (Cacos). “Há interesse do ministro Henrique Paim em resolver essa questão”, destacou o reitor, que mantém diálogo com Paim quando ele ainda era secretário-executivo do MEC.
Akel esclareceu ainda que, caso o resultado da avaliação in loco seja negativa, a universidade manterá a busca por uma solução na esfera administrativa. “Respeitamos o direito à vaga adquirido com a divulgação da lista de aprovados, mas não podemos descumprir uma determinação de nosso mantenedor, que é o MEC”, disse.