Calouros da PUCPR comemoram aprovação

Foi divulgado ontem o resultado do vestibular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) (Clique aqui para ver a lista completa dos aprovados). Mais de 13 mil candidatos concorreram a sete mil vagas em 60 cursos. Muitos calouros aproveitaram o dia de sol para tomar o tradicional banho de lama e comemorar a aprovação. Agora só precisam prestar atenção na data da matrícula, que começa no dia 12 e vai até o dia 17.

O resultado foi divulgado às 11h pelo presidente da Comissão do Vestibular, Elmo Brito, e pelo reitor Clemente Ivo Juliatto. Segundo o reitor, em alguns cursos possivelmente não foram preenchidas todas as vagas, porque o número de candidatos foi menor do que a oferta. Nesses casos, as vagas vão ser destinadas para alunos que escolheram os cursos em segunda opção.

Nos últimos anos, a instituição vem registrando um número menor de estudantes em seu vestibulares. Este ano, os candidatos não chegaram a atingir o dobro de vagas oferecidas, facilitando a concorrência em alguns cursos. No entanto, o reitor comenta que em outros como Medicina e Odontologia a disputa continuou grande.

O reitor comentou a nova experiência da instituição e disse que isso acontece devido a explosão de faculdades nos últimos anos e também ao número pequeno de jovens que conseguem chegar à universidade. Afirma que apenas 10% das pessoas entre 18 e 24 anos estão fazendo curso superior. Ele também apontou a baixa renda da população como outro fator. Disse que a instituição vem tentando sempre dar o menor reajuste possível, mas não abre mão da qualidade de ensino em troca de mensalidades mais baratas. Além disso, para manter o quadro de alunos, a PUC também aposta na qualidade de ensino e tradição, além da aplicação de uma série de medidas como a reformulação de cursos.

Mathias Trentin Neves, 17 anos, faz parte do seleto universo de jovens que fazem curso superior e tem um motivo a mais para comemorar. Ele passou em primeiro lugar geral na instituição e vai receber uma bolsa integral para o curso de Desenho Industrial. ?Sabia que eu tinha ido bem, mas não tanto assim?, falou. Conta que fazia cursinho pela manhã e pela tarde estudava cerca três horas por dia, procurando sempre descansar e sair para relaxar. Agora ele vai viver um dilema: também fez vestibular na Universidade Federal do Paraná (UFPR) para Engenharia de Biomassas, e, se passar, não sabe por qual optar. ?Acho que vou fazer Federal ou os dois?, disse. Em 2005, ele fez vestibular como treineiro para Arquitetura na UFPR e também havia garantido a vaga.

Outros estudantes também compartilhavam da alegria de Mathias. Caroline Rodrigues, 17 anos, passou em quatro vestibulares, além de odontologia na PUCPR. A vaga no ensino superior já estava garantida e agora era esperar o resultado da UFPR para ver onde vai estudar. Mas alegre mesmo estava o pai dela, Eliseu Rodrigues. ?Passou em vários lugares. É motivo de orgulho para qualquer pai?, disse.

As aulas para os calouros começam no dia 6 de fevereiro e para os veteranos no dia 13. ?É uma fase de adaptação e acolhimento dos novos estudantes?, disse o reitor.  

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo