Simepar

Calor permanecerá até o fim de semana

As chuvas intensas registradas no Paraná nos últimos dias darão lugar às altas temperaturas até pelo menos o próximo final de semana. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, o recorde de temperatura mais alta do ano foi batido ontem na capital. Na tarde de ontem, os termômetros apontaram 32,4.ºC em Curitiba. Anteriormente, a temperatura mais alta registrada foi 31,6.ºC.

Entretanto, para o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, o inusitado no momento não é a alta temperatura, mas a quantidade de chuvas registradas até então.

“O calor é tradicional nesta época do ano. O diferencial é a quantidade de chuva em janeiro. A média histórica das precipitações em Curitiba no primeiro mês do ano é de 175 milímetros (mm), mas, em 2010, já registramos 361 mm, cerca de 268% a mais que o normal”, revela. Dos 30 dias janeiro, 26 foram chuvosos. “Nesses outros quatro dias não tivemos Sol, apenas a ausência de chuva no final do dia”, relembra.

De acordo com o meteorologista, como havia muita chuva e nebulosidade, as temperaturas estavam mais baixas que o normal, o que justifica a atual sensação de calor extremo.

“Como a massa de ar quente deu uma trégua nas chuvas, estamos com Sol predominante durante todo o dia. Isso contribui para o aumento da temperatura ao longo desta semana, ou seja, o considerado por nós correto para a época”, explica.

A previsão, segundo Kneib, é que o calor continue. “O tempo ficará assim até o final de semana, mas amanhã poderemos bater em meio grau a temperatura registrada hoje (ontem) em Curitiba”, estima.

No restante do Paraná as temperaturas também estão altas segundo o Simepar. Antonina, no litoral, registrou ontem a mais alta: 37,2 .ºC; em Londrina, no norte, os termômetros apontaram 34,4.ºC e em Foz do Iguaçu, no oeste, 35.ºC.

Segundo Kneib, até cidades que não costumam registrar altas temperaturas estão ultrapassando a casa dos 35.º. É o caso de União da Vitória, no sul, que ontem alcançou 37.ºC. “Isso acontece em função da massa de ar quente. Por conta dela teremos esses níveis de temperatura em todo o Estado pelo menos até domingo”, prevê.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna