Há mais de dez dias que não chove na cidade. Segundo o Simepar, temperaturas elevadas e baixa umidade do ar são registradas em todo o Estado. E a previsão da meteorologia é o clima permanecer seco pelo menos nesta semana.
De acordo com o meteorologista Tarcísio da Costa, do Simepar, ontem a temperatura chegou a quase 36 graus na região de Foz do Iguaçu. Também ficou muito quente em Palotina, Londrina e Curitiba, onde os termômetros marcaram, 34, 30 e 27 graus respectivamente. Segundo o órgão público, ?na região central e no litoral houve aumento na concentração de nuvens, mas sem previsão de chuvas?.
Como as temperaturas ainda devem continuar altas, em todo o Paraná, principalmente nas regiões oeste e noroeste, o Simepar alerta quanto ao risco de ?formação de focos de incêndio?. Apenas na região sudeste esse risco é classificado como moderado. Nas demais áreas do Estado a propensão vai de elevada a extrema.
Incêndios
De acordo com o Sistema Digital de Dados Operacionais do Corpo de Bombeiros do Paraná, desde o início do ano até ontem foram atendidas 9.449 ocorrências de incêndio ambiental. A maioria delas na região de Maringá (2.930), Ponta Grossa (1.433) e Londrina (1.220).
Somente neste mês, em nove dias, o número de incêndios ambientais registrado já é de 605, sendo 182 na região de Maringá, 114 em Londrina e 101 em Cascavel.