Depois de quase três semanas de frio, a previsão é que o veranico perdure durante toda a semana, em decorrência da massa de ar quente e seco que atua sobre o Estado.
Mas, se a temperatura mais agradável é um convite àquela agradável corridinha no parque no final do dia, o clima seco serve de alerta para a incidência de queimadas.
Ontem, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, a máxima chegou aos 27 graus. Nas regiões oeste e norte, a máxima superou os 30 graus. Em Paranavaí, Cianorte, São Miguel do Iguaçu, Santa Helena e Assis Chateaubriand, os termômetros marcaram 33 graus.
Com o clima seco, o Simepar registrou condições de risco extremo, principalmente na região norte do Estado, onde a umidade relativa do ar chegou a 18%. “Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) qualquer coisa a baixo de 20% é considerado situação de extremo risco à saúde”, afirma o meteorologista Lizandro Jacóbsen.
Ele explica que a massa de ar quente e seco impede que novas frentes frias cheguem ao Paraná e mantém as temperaturas mais altas. Com isso, os índices de umidade relativa do ar ficam a baixo dos 30%, principalmente nas áreas mais ao norte e oeste do Paraná.