O pouco espaço nas calçadas da Rua Inácio Lustosa, no São Francisco, tem gerado reclamação entre os pedestres e usuários de transporte público. O ponto mais crítico fica entre as ruas Duque de Caxias e Trajano Reis. No local, a largura da calçada não ultrapassa um metro e meio. Com o ponto de ônibus das linhas alimentadoras posicionado na quadra, ocorre congestionamento de pessoas nos horários de pico.
A aposentada Helena Fadul mora no Mercês e usa o ponto de ônibus diariamente. Ela conta que no início do dia e no final da tarde o tumulto no local é inevitável. “Nesses horários, quase todo mundo está saindo para trabalhar. Então a calçada fica cheia de gente e o ponto também. Como não há espaço pra todo mundo, vira bagunça, com gente se esbarrando ou tendo que passar pelo meio da rua pra conseguir o caminho. É um perigo”, alerta.
O estudante Jefferson Farias, que também passa pelo local quase todos os dias, diz que a calçada é estreita demais para suportar o grande movimento de pedestres e usuários de ônibus. “Simplesmente é impossível passar por aqui sem ter que esbarrar em alguém. Ou aguarda e espera as pessoas passarem ou vai pela rua mesmo, que é um perigo, pois aqui na Inácio Lustosa os motoristas abusam da velocidade”, aponta.
Equipe técnica
A assessoria de imprensa da Urbs alegou que não recebeu nenhuma reclamação sobre o problema naquele trecho da Rua Inácio Lustosa. Mesmo assim, o órgão prometeu mandar equipe técnica no local para avaliar a situação.