O sistema de autoatendimento em caixas de supermercados já é realidade. Desde ontem, quatro máquinas autocaixas instaladas no Muffato da Rua Alberto Folloni permitem que os clientes tenham autonomia em todas as etapas da compra, inclusive, no momento de pesar e pagar pelos produtos. A tecnologia não só promete combater o principal problema dos estabelecimentos – as longas filas de espera nos caixas tradicionais -, mas também propicia experiência de compra que os clientes daqui só viam em filmes ou em viagens internacionais.

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E no primeiro dia de funcionamento, não faltaram exclamações do tipo: “parece que estou em Miami”. Nos quesitos facilidade e rapidez, a advogada Izabela Vitorino aprovou a novidade. “Mesmo com alguma dificuldade de adaptação foi super rápido e fácil de aprender como fazer”. Ela precisou de orientação da atendente para registrar os hortifrutigranjeiros e produtos que não têm código de barras.

Conforto

O sistema não aceita dinheiro, só cartões de crédito e débito. São duas balanças, uma para passar o código de barras do produto ou pesar hortifrutigranjeiros. Os produtos sem código de barras precisam ser digitados na tela. A segunda balança fica embaixo das sacolas. Ela serve para mostrar se o que está indo para a sacola foi registrado corretamente. “Isso evita que o consumidor pague duas vezes o mesmo produto ou registre errado”, explica o gerente de tecnologia da informação do Grupo Muffato, Walter Maier Neto.

O cliente que usa o serviço pode passar até 15 volumes. “A capacidade do software comporta qualquer compra, mas essa quantidade garante o conforto na compra. Para quem vai levar mais itens, o caixa tradicional é mais indicado”, explica.

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Redução de 20% das filas

Antes da unidade no Ahu, outros dois estabelecimentos da rede, em Londrina e Maringá, receberam a novidade. Em Londrina, os quatro autocaixas operam desde novembro de 2012 e, em horário de pico, já conseguiram reduzir em 20% das filas dos caixas rápidos. O investimento em cada loja é de R$ 500 mil. Um quarto supermercado deve receber autocaixas nos próximos meses, mas o local não é divulgado.

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Para os autocaixas, são mobilizados dois funcionários por turno. Um fica na orientação dos clientes para o uso do novo sistema e outro acompanha o que está sendo registrado. O grupo garante que a nova tecnologia não causará demissões. “Temos condição de vagas abertas permanentemente. Não diminuímos os caixas tradicionais, queremos dar mais uma opção para o cliente. Além disso, essa tecnologia tem garantido novas oportunidades e evolução na carreira”, pondera Neto.