Não é preciso ir muito longe para encontrar cachorros abandonados perambulando pelas ruas do Boqueirão. A situação é considerada crítica e preocupa os defensores da causa animal. Um dos pontos mais preocupantes é a região das cavas do Iguaçu, no Alto Boqueirão, em direção ao Zoológico. Apesar de ser movimentado pela passagem de turistas, o caminho é ermo e tem muita vegetação.

continua após a publicidade

Na semana passada, o marido de Cristiane Maria Gonçalves, 36, que mora no bairro, presenciou uma cena triste. “Ele me ligou assustado dizendo que tinha acabado de ver um carro com dois adultos e crianças parar e abandonar uma cadela com sete filhotes”, conta Cristiane. O resgate só foi feito no outro dia e desde então os animais estão na casa dela, que acolhe os bichos abandonados.

Marco Andre Lima

Para a protetora Jane Cucatto, os moradores também deixam a desejar nos cuidados com seus bichos. É comum encontrar cachorros que têm donos, mas com livre acesso para a rua. “As pessoas só tomam consciência quando são prejudicadas de alguma forma ou se sentem ameaçadas”, diz, ressaltando que o abandono pode acarretar doenças, agressões e até acidentes de trânsito, com cães atropelados ou colisões nas tentativas dos motoristas desviarem dos bichos.

As defensoras cobram uma visita do Castramóvel ao Boqueirão. De acordo com elas, a unidade que faz a castração dos animais abandonados deixa a desejar. “Não funciona. Sabemos que ele existe, mas ele não vem até aqui”, reclama Cristiane.

continua após a publicidade

Assista o vídeo com a entrevista com a protetora de animais.