Cães auxiliam tratamentos na capital

Uma idéia que começou despretensiosamente virou um importante projeto de voluntariado. Assim surgiu o Cão Amigo & Cia., instituto que utiliza animais em tratamentos, educação e outras atividades.

A psicóloga Manuella Maciel, fundadora do projeto, conta que teve a iniciativa por conta própria há cinco anos, com sua cadela Sammy. ?Mas o interesse das pessoas foi crescendo e hoje temos quase 70 voluntários?, diz.

O voluntariado na Cão Amigo funciona de uma forma peculiar: nem só as pessoas, mas também seus cães se tornam voluntários. Os interessados assistem a uma palestra, são avaliados e, em seguida, levam seu animal. As atividades englobam desde a terapia assistida, na qual os cães são inseridos em tratamentos de fisioterapia, psicoterapia ou fonoaudiologia; até a educação assistida por animais, na qual eles servem de estímulo para o aprendizado de crianças.

Os cachorros também são usados em atividades em asilos, lares para crianças abandonadas e outras instituições.

Manuella explica que os benefícios de se usar animais em tratamentos, são cientificamente comprovados. ?Só de passar 15 minutos com um animal, a pressão arterial e a freqüência cardíaca melhoram?.

O programa de voluntariado não está aberto apenas para quem tem cachorros. ?Fora os cães, temos um coelho, calopsitas e mini-mouses, que são uma espécie de ratinho?, diz.

Manuella lembra, ainda, que não é necessário ter nenhum bicho para participar. ?Temos voluntários que trazem mais de um animal?. Mas o instituto também tem suas dificuldades. Como não possui sede, depende, por exemplo, de empresas que cedem auditórios para as palestras. ?As avaliações dos animais são feitas em parques mesmo?, informa Manuella.

Serviço: www.caoamigo.org.br.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo